É preciso que a saudade desenhe tuas linhas perfeitas,
teu perfil exacto e que, apenas, levemente, o vento
das horas ponha um frêmito em teus cabelos...
É preciso que a tua ausência trescale
sutílmente, no ar, a trevo machucado,
as folhas de alecrim desde há muito guardadas
não se sabe por quem, nalgum móvel antigo...
Mas é preciso, também, que seja como alma em a janela
e respirar-te, azul e luminosa no ar.
É preciso a saudade para sentir
como sinto - em mim - a presença misteriosa da vida...
Mas quando surges és tão outra e múltipla e imprevista
que nunca te pareces com o teu retrato...
E eu tenho de fechar meus olhos para ver-te.
De Mario Quintana.
Transcrito:@Mena.
REFLEXÃO
SAUDADE NÃO É CORPO, SAUDADE É ALMA.- MENA SOUSA
domingo, 19 de junho de 2011
sexta-feira, 17 de junho de 2011
domingo, 12 de junho de 2011
AMOR INTEMPORAL - SIMÃO E TERESA.

"AMOR DE PERDIÇÃO." Amor de Perdição - é a obra prima de Camilo Castelo Branco, representante do roman-
tismo português.
Este livro é o carro chefe da literatura camiliana. Fala do amor de Simão Botelho e de
Teresa Alburquerque, com um final trágico e emocionante...
Inicialmente há um triângulo amoroso, formado por Teresa, Simão e Baltasar. Depois a
formação de outro triângulo amoroso: Teresa, Simão e a presença da dedicada Mariana
como elemento de ligação entre o amor de Simão e Teresa.
Mesmo amando Simão, Mariana não rivaliza com Teresa, muitas vezes até auxiliando o
casal apaixonado, intermediando a correspondência entre eles. Todos os três, terão o mesmo
final trágico: a morte. No entanto, há problemas para a concretização do amor de Simão e
Teresa: a rivalidade entre as famílias e o comprometimento de Teresa em casar-se com
seu primo Baltasar...
No segundo capítulo, página 35, há um bilhete escrito por Teresa a Simão:
"Não me esqueças tu e achar-me-às no convento ou no céu, sempre tua de coração e
sempre leal."
O pensamento romântico em Amor de Perdição, trabalha a união de dois seres pela morte,
a verdadeira união indestrutível, infinita, elevação à unidade suprema que só será con-
cretizada através de muitos sofrimentos e provações encontrando no amor romântico, a
morte como a mais pura forma de realização.
Amor de Perdição - É perder-se de si mesmo!!!
@Menapereirasousa.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
O VENTO SOPRA LÁ FORA....
terça-feira, 7 de junho de 2011
O AMOR...
Uma gota intermitente afogando-se no mar do esquecimento,
um suspiro esperando ser correspondido,
uma lágrima acariciando o rosto de quem ama,
é um grito esperando ser escutado,
um coração esperando ser aquecido,
um raio de luz na imensidão da noite
porém, sobre todas as coisas e o poder gritar
que... Amo-te.
De Juan Andrés Leiwir - (Tradução: Maria Teresa Almeida Pina)
Transcrito:@Mena.
sábado, 4 de junho de 2011
"DE LONGE..."
De longe te hei-de amar
-da tranquíla distância
em que o amor é saudade
e o desejo, constância.
Do divino lugar
onde o bem da existência
é ser eternidade
e parecer ausência.
Quem precisa explicar
o momento e a fragância
da Rosa que persuade
sem nenhuma arrogância?
E, no fundo do mar,
a Estrela, sem violência,
cumpre a sua verdade,
alheia à transparência.
De Cecília Meireles.
@Mena.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)
